quinta-feira, 15 de setembro de 2011

DEP inaugura maior obra de drenagem da Zona Sul

A Prefeitura de Porto Alegre vai concretar a última boca-de-lobo na obra contra alagamentos da rua João Mendes Ouriques em Ipanema. A maior obra de macrodrenagem da Zona Sul da cidade será inaugurada  pelo prefeito José Fortunati sábado, 17, às 10h30, na esquina das avenidas Cel. Marcos e Arlindo Pasqualini em Ipanema. A região sofria com alagamentos crônicos há mais de 25 anos e vai beneficiar os 20 mil moradores do bairro.


Durante a execução da obra o DEP encontrou algumas dificuldades naturais, próprias da região. Uma grande rocha foi encontrada na avenida Arlindo Pasqualini, trecho entre a avenida Conselheiro Xavier da Costa e rua Homero Prates. Sem usar explosivos o DEP resolveu o problema utilizando uma técnica simples, mas eficaz. “Fizemos um buraco na rocha e colocamos argila expandida. Esta argila dilatou a pedra até fragmentá-la”, explica o engenheiro fiscal da obra, Marcos Scharnberg Neto.

Layana Moura da Rosa, comerciante da loja de veículos Daltro & Belini, há 18 anos na Travessa Pedra Redonda, afirma que antes da obra ocorriam alagamentos e moradores se deslocavam de jet sky, muros de residências desabavam, carros boiavam e os prejuízos pessoais eram imensos. Layana também elogiou o planejamento, administração e educação do pessoal do DEP envolvidos na obra. “Considero esta obra magnífica e espero não ver mais alagamentos”, comemora Layana.

Alice Campos Gaspary, presidente da Associação Comunitária Jardim Isabel, lembrou que antes das obras os alagamentos eram constantes e muitas pessoas quiseram vender suas residências, porém as casas eram desvalorizadas em função dos problemas. “ O DEP resolveu um problema muito antigo. Esta obra era realmente necessária e melhorou  a questão dos alagamentos”, elogia Alice Gaspary.

A prefeitura investiu, por meio do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), R$ 6,1 milhões na implantação de 1.937 metros de redes pluviais no leito das ruas João Mendes Ouriques, Manoel Leão, Jigoro Kano, Homero Prado, José Kanan Aranha, Travessa Pedra Redonda e das avenidas Arlindo Pasqualini e Cel. Marcos em Ipanema. Do total de redes construídas, 1.228 metros são de galerias de até 3 metros por 1,30 metro de seção e 709 metros são de tubos de até 1,20 metro de diâmetro.

No local passava um coletor sob dois imóveis e este coletor era hidraulicamente insuficiente, gerando alagamentos em vias públicas e também nas residências quando da ocorrência de chuvas intensas. Para resolver este problema o DEP projetou a nova rede pluvial que capta toda a contribuição do coletor de fundos, desviando-o através de uma galeria pelas avenidas Arlindo Pasqualini e Cel. Marcos e pela rua Manoel Leão até o Lago Guaíba. O coletor foi eliminado e as águas pluviais da região agora são desviadas pela rua João Mendes Ouriques e pela Travessa Pedra Redonda até a galeria construída na avenida Cel. Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receitas de Culinária

"Porto Alegre" - Google Notícias

Prefeitura de Porto Alegre

Estudando Línguas e Temas Diversos