sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Construção de píer na orla de Ipanema será lançada no domingo

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Obra integra esforços de revitalização da orla do Guaíba Obra integra esforços de revitalização da orla do Guaíba

Reivindicação de 13 anos dos navegadores da zona Sul da Capital, e agora autorizada pela Marinha, a construção de um píer sai do papel e chega à orla do bairro Ipanema. Neste domingo, 23, às 14h30, a Associação do Turismo Náutico (Atun-RS) realiza evento para marcar o início da instalação do equipamento que cria uma nova alternativa de embarque e desembarque de passageiros para os barcos de pequeno e médio porte que fazem passeios turísticos nesta região da orla do Lago Guaíba. O píer também é destinado ao uso público por embarcações de lazer, como lanchas, com até 70cm de calado.
O evento ocorrerá na orla da avenida Guaíba, na altura da rua Leblon, ponto onde o píer será instalado graças a uma parceria da Atun com a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), que repassou R$ 43 mil à entidade para a contratação da empresa que construirá o equipamento. A autorização da Marinha, último documento que faltava para a obra, foi obtida pela Atun no último dia 10.
O píer será flutuante. Com 20m de comprimento e 2m de largura, a estrutura de madeira autoclavada terá quatro módulos independentes amarrados em 12 estacas cravadas no solo e em bombonas de 200 litros que farão a base flutuante para que o píer acompanhe o nível das águas. A empresa contratada para a construção do equipamento tem 60 dias para concluir o trabalho. Atualmente, as embarcações que fazem passeios turísticos partindo da zona Sul ficam distantes da orla, exigindo que os passageiros façam o percurso de bote entre margem e os barcos.
Turismo náutico - A construção do píer em Ipanema, uma das áreas da orla mais equipadas para o turismo, acompanha as demais iniciativas em andamento para a revitalização do principal atrativo turístico natural da Capital gaúcha e sua aproximação com a cidade. O repasse de recursos públicos a Atun foi feito por meio de convênio, dando sequência à política iniciada pela SMTUR em 2008 para ordenar e estimular o segmento de Turismo Náutico em Porto Alegre.
O que: Marco do Píer na orla do bairro Ipanema

Dia: 23 de setembro – domingo
Hora: 14h30
Local: Avenida Guaíba com  Rua Leblon – Bairro Ipanema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receitas de Culinária

"Porto Alegre" - Google Notícias

Prefeitura de Porto Alegre

Estudando Línguas e Temas Diversos