quarta-feira, 22 de junho de 2016

Cavalhada

Cavalhada é um bairro localizado na zona sul da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela lei n° 2022, de 7 de dezembro de 1959.





História

A origem do nome do bairro é antiga, datando do século XVIII, quando o sesmeiro André Bernardes Rangel teve suas terras expropriadas para a constituição de um campo para a guarda da cavalhada (manada de cavalos) da Fazenda Real. Por este motivo, tal campo ficou conhecido, durante sua existência, como "Cavalhada d'el Rey" ou "Campo da Cavalhada". Quando a Fazenda Real se mudou para o município de Viamão, o rincão voltou à posse do sesmeiro Rangel.

Da mesma maneira que muitos habitantes da Zona Sul de Porto Alegre, os moradores da Cavalhada sofriam as dificuldades de comunicação com o centro histórico, tendo que se deslocar a pé ou de carroça para embarcarem no bonde do bairro Teresópolis.

A única via de acesso era então a "Estrada da Cavalhada", que hoje corresponde às avenidas Carlos Barbosa, Teresópolis, Nonoai e Cavalhada. A partir da década de 1950, houve o asfaltamento da estrada, que se dividiu nos trechos citados. O crescimento da urbanização em toda a cidade trouxe maior desenvolvimento ao bairro, aumentando o comércio e erguendo prédios de pequeno porte. Apesar disso, vários problemas, como a falta de canalização do poluído arroio Cavalhada, persistiram.

Características atuais

Na década de 1990 ocorreu a construção de condomínios fechados no bairro. Na década de 1980 foi construído um conjunto habitacional no bairro que é conhecido como COHAB Cavalhada.

Limites atuais

Rua Campos Velho, da convergência do Arroio Passo Fundo até a Avenida Vicente Monteggia; desta, até a Estrada João Vedana; desta, até encontrar a Avenida da Cavalhada; e, por esta, até a Avenida Eduardo Prado; desta, até a Avenida Juca Batista; por esta, em direção sul/norte, até a Avenida Cavalhada; e,desta até a Rua Juarez Ávila desta até a Rua Déa Coufal, ,daí por uma linha imaginária, segue até encontra a Rua Professor Carlos de Paula Couto , desta até Encontrar o Parque Natural do Morro do Osso, daí segue até o ponto de convergência com o limite do bairro Camaquã. defronte à Estrada João Salomoni; e, daí, em direção oeste/leste, até a convergência da estrada Vila Maria com João Moura; da Rua João Moura e seu prolongamento, em linha reta, passando pela Rua Jaguari, até encontrar a Rua Coronel Massot esquina com Coronel Timóteo; e, por esta, numa linha reta, seca e imaginária, na direção sul/norte, até encontrar o ponto de partida do arroio Passo Fundo com a Rua Dr. Campos Velho.

Seus bairros vizinhos são: Nonoai, Cristal, Camaquã, Vila Nova, Ipanema e Jardim Isabel.

Lei dos limites de bairros- proposta 2015-2016

No fim do ano de 2015, as propostas com as emendas foram aprovadas pela câmara de vereadores de Porto Alegre. Em relação ao bairro Cavalhada houve algumas alterações nas emendas em seu trecho sul, pois seus limites estavam bem imprecisos. O trecho compreendido entre as Ruas Dr. Egydio Michaelsen , Avenida Ernesto Zeuner, Beco Pedro Rodrigues, Rua Atílio Superti, Avenida Eduardo Prado , Avenida Cavalhada Rua Adão Juvenal de Souza e algumas outras ruas próximas passaram a compor o limite sul do bairro. Nas outras partes do bairro não houve alteração nos limites.

Pontos de Referência

Instituto Santa Luzia
Colégio Santa Teresa de Jesus
Escola Estadual de ensino médio Roque Gonzales
Colégio Estadual Cônego Paulo de Nadal
COHAB Cavalhada
Igreja Santa Flora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receitas de Culinária

"Porto Alegre" - Google Notícias

Prefeitura de Porto Alegre

Estudando Línguas e Temas Diversos