terça-feira, 20 de abril de 2021

Agente 86 (Get Smart)

 

Sumário

Agente 86 (Get Smart) é o nome de um conhecido seriado de televisão dos Estados Unidos da América.

Consagrou-se como um dos grandes sucessos da televisão mundial na década de 1960, gerando continuações e vencendo muitos prêmios.

O herói se chamava Maxwell "Max" Smart e, interpretado por Don Adams, atuava para uma organização secreta chamada C.O.N.T.R.O.L.E.

Esta possuía como missão combater a organização criminosa K.A.O.S., que durante um período foi comandada por um agente nazista de sotaque alemão era o vilão Siegfried, interpretado por Bernie Kopell.

Smart possuía como código o número 86 e era auxiliado por uma bela agente cujo número era 99.

Costuma-se dizer que era a agente 99 quem resolvia tudo e Smart ficava com os créditos embora essa versão seja um pouco exagerada, na realidade o agente 86 resolvia tudo, mas do seu jeito atrapalhado.

 

Curiosidades

- O episódio piloto da série Agente 86 – Get Smart, no original – foi recusada pela emissora de TV norte-americana CBS. Motivo: os executivos não simpatizaram com a intenção de um dos vilões de explodir a Estátua da Liberdade.

- A série foi ao ar nos Estados Unidos pela NBC entre 1965 e 1970. No Brasil, passou a ser exibida em 1966. De lá para cá, foi reprisada diversas vezes, tanto em emissoras abertas quanto pagas.

- O nome da agente 99 nunca foi revelado. Num dos poucos episódios em que afirma ter um nome, ela disse ser Susan Hilton, o que se revelou uma identidade falsa.

- Antes de se tornar famosa como a personagem Agente 99, a atriz Barbara Feldon era conhecida por ganhar um programa de perguntas e respostas sobre a vida do dramaturgo britânico William Shakespeare. Ela também foi miss e participou de alguns papéis na TV.

- Os reais significados dos nomes da Control e da Kaos, agências inimigas de Smart, também nunca foram revelados.

- Maxwell utilizou ao longo do seriado o total de 198 equipamentos secretos, sendo o mais famoso o sapato telefone.

- Os agentes 86 e 99 terminam juntos no ultimo episódio. Eles tem um casa de gêmeos.

- A série teve 5 temporadas, totalizando 138 episódios. Em anos posteriores, Maxwell Smart apareceu em três longas para o cinema. São eles: A Bomba Que Desnuda (lançado em 1980), Agente 86, de Novo? (de 1988) e Agente 86 (de 2008).

- Na versão para os cinemas de 2008, Maxwell Smart foi interpretado por Steve Carrell e Agente 99 por Anne Hathaway.

- O nome verdadeiro do ator Don Adams é Donald James Yarmy. Barbara Feldon chama-se Barbara Anne Hall.

- Os criadores de Agente 86 se inspiraram em filmes e séries sobre espionagem para criar as aventuras do agente Maxwell Smart, entre eles a franquia James Bond e a série The Man from UNCLE.

- Don Adams costumava dispensar dublês nas cenas de ação, o que lhe valeu alguns arranhões e um maxilar e um narix quebrado.

FONTES: Almanaque dos Seriados, Mofolândia, Jovem Nerd, Guia dos Curiosos e Wikipedia.

- Agente 86 é o único seriado a ter passado pelas quatro grandes emissoras americanas – NBC, CBS, ABC e FOX – com o elenco original.

- Transmissão original:18 de Setembro de 1965 – 15 de Maio de 1970
N.º de temporadas: 5
N.º de episódios: 138

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receitas de Culinária

"Porto Alegre" - Google Notícias

Prefeitura de Porto Alegre

Estudando Línguas e Temas Diversos